quinta-feira, 9 de abril de 2020

10 coisas que você não sabia sobre Daniel na Bíblia



A história de Daniel na cova dos leões foi uma das primeiras histórias que aprendi quando criança. Lá em cima, com Jonas e a baleia, Noé e sua arca, a história da corajosa recusa de Daniel em parar de orar ao Deus de Israel está cimentada em meu cérebro.

Não foi até muito mais tarde, quando li o livro inteiro de Daniel pela primeira vez, que encontrei muitos outros boatos fascinantes sobre esse inspirador herói do Velho Testamento. Aqui estão alguns que eu acho particularmente interessantes:

1. Daniel era um expat. Embora Daniel conste nos livros de história judaica e cristã como um dos melhores de Israel, ele não viveu em Israel por muito tempo. Deportado como cativo quando Nabucodonosor conquistou Jerusalém em 605 aC, Daniel viveu a maior parte de sua vida na Babilônia.

2. Daniel teve um pouco de crise de identidade. Seu nome hebraico, Daniel, significa "Deus é juiz". Logo após sua chegada a Babilônia, provavelmente, como parte da tentativa babilônica de fazer lavagem cerebral no jovem exílio, seu nome foi alterado para Belteshazzar, que significa "príncipe de Bel". Bel era o deus dominante do panteão babilônico.

3. Daniel era um viciado em vegetarianos ( Daniel 1:12 ). Sim, muito antes do tofu estar na moda e Stevia reinar, Daniel e seus amigos evitavam carne, doces e vinho. Elaborado junto com outros exilados de nascimento nobre, Daniel foi escolhido para um curso de treinamento de três anos para prepará-lo para entrar no serviço do rei. Parte de sua preparação envolvia comer as iguarias do rei. Daniel recusou, provavelmente porque a carne e o vinho haviam sido oferecidos aos ídolos e / ou conflitavam com as leis alimentares de Israel. 

4. Daniel era um negociador qualificado. Quando ordenado a comer alimentos que ofendiam sua consciência, ele fez um apelo humilde ao mordomo encarregado. Quando o mordomo rejeitou seu apelo, Daniel fez uma contraproposta. '' Por favor, teste seus servos por dez dias: não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Em seguida, compare nossa aparência com a dos rapazes que comem a comida real e trate seus servos de acordo com o que você vê. No final dos dez dias, pareciam mais saudáveis ​​e mais nutridos do que qualquer um dos jovens que comiam a comida real. Assim, o guarda tirou a comida que eles escolheram e o vinho que deviam beber e deu-lhes verduras ” ( Dan. 1: 12-16 ). Marque um para Daniel.

5. Daniel era um exagero. Esqueça a lista do reitor e quem é quem entre os exilados israelenses;  Daniel e seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abednego, superaram em muito os colegas em um teste dado pelo rei Nabucodonosor. “Ele os encontrou dez vezes melhor do que todos os mágicos e encantadores de todo o seu reino” em toda questão de sabedoria e entendimento sobre os quais os questionou ( Dan. 1:20 ).

6. Daniel era um político honesto. Depois de se formar com altas honras, Daniel e seus três amigos foram nomeados por Nabucodonosor para cargos no governo ( Dan. 1:19 ). A carreira política de Daniel durou mais de 70 anos durante os reinados de vários reis babilônicos e persas.

7. Daniel era um oneirologista. A oneirologia, o estudo dos sonhos, tornou-se popular no século XVII, mas Daniel estudou e interpretou os sonhos mais de 500 anos antes de Cristo. Juntamente com conhecimento e habilidade em literatura e sabedoria, Deus havia dado a Daniel a capacidade de desvendar o mistério dos sonhos ( Dan. 1:17 ). 

8. Daniel era propenso a desmaios, falta de ar e fraqueza. Aparentemente, receber visões e revelações pode ser bastante cansativo. Depois de receber uma visão que descreve os futuros governos mundiais, “Daniel desmaiou e ficou doente por dias” ( Dan. 8:17 ). Uma visita e uma visão do anjo Gabriel tiveram um efeito semelhante sobre ele: "Eu (Daniel) não tinha mais forças, meu rosto ficou mortalmente pálido e fiquei desamparado".

9. Daniel foi visitado duas vezes pelo arcanjo de Deus. Mais comumente conhecido como o anjo que apareceu para Maria no Novo Testamento para anunciar o Messias vindouro, lemos pela primeira vez sobre Gabriel em Daniel 8:16 . Sua primeira tarefa bíblica registrada foi ajudar Daniel a interpretar uma visão intrigante. 


10. Daniel era octogenário quando foi jogado na cova dos leões. A cronologia da vida de Daniel mostra que ele era um fiel servidor do governo por mais de 70 anos. Durante uma mudança de regime, seu currículo exemplar chamou a atenção do rei Dario, que o nomeou um dos três governadores nacionais. Seus colegas ciumentos decidiram afastar o estadista mais velho, mas porque ele estava acima da censura, não encontrou nenhuma “acusação ou falha” contra ele ( Dan. 6: 4 ). Determinados a provocar sua morte, eles elaboraram um plano de perseguição religiosa, convenceram o rei involuntário a assinar e alvejaram Daniel para execução enquanto ele orava em seu quarto. Em vez de dar a Daniel um merecido jantar de aposentadoria, o rei Dario acabou jogando Daniel como o jantar dos leões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário